sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Truques e dicas para cabelo encaracolado

Quem tem cabelo encaracolado (como eu) sabe o quão difícil é a tarefa de o pentear e de o manter definido e hidratado.
Apenas recentemente é que comecei a saber "lidar" com o meu cabelo, pois é um pouco crespo e volumoso e por isso estas dicas ajudam-me bastante.
Penso que poderão ser muito úteis para quem partilha algumas dificuldades com os caracóis.

1- Lavagem - Lavar com um shampô próprio para cabelo encaracolado, massajando suavemente o couro cabeludo. Evitar lavar o cabelo todos os dias, uma vez que os caracóis têm tendência a ser secos por natureza e lavá-lo todos os dias seca-o ainda mais e estraga a raíz, tornando-o fraco e quebradiço.

2- Hidratação - Utilizar um amaciador, preferencialmente da mesma gama.
Usar máscara SEMPRE! A máscara é o passo mais importante, pois é o truque essencial para obter a máxima hidratação.

3- Máscara - Se já existe um ponto acerca da hidratação em que se fala da máscara, para quê existir outro acerca da mesma? Porque a forma de aplicação é muito importante. Apesar de nas embalagens vir mencionado o tempo de espera de 10 a 15 minutos, o aconselhável é deixar o maior tempo possível e, de preferência, todos os dias, ao contrário do que lá vem indicado.



Eu costumo deixar a máscara atuar, com o cabelo preso com uma mola e com uma touca e uma toalha sobre os ombros enquanto ando a fazer as lides domésticas. Removo-a quando termino o que estou a fazer, por isso quanto mais tempo melhor! As melhores máscaras para cabelos encaracolados são as que são à base de queratina.


Máscara intensiva caracóis perfeitos Pantene


4- Pentear - Uma vez que para pentear cabelo encaracolado é quase um sacrifício, o ideal é penteá-lo durante e após o banho: aquando da colocação do amaciador e no final. O tipo de pente/escova também decide o jeito com que ficam os caracóis. Eu uso um pente de garfo mas uma escova redonda com cerdas em nylon ou uma escova tipo raquete também são ideais para ajudar a desembaraçar. Também vale pentear com os dedos.
Usar um creme e/ou spray para ajudar a pentear e a desembaraçar o cabelo, preferencialmente específico para caracóis. (sempre)
Escova raquete


Creme de pentear Garnier Ultra Suave Azeitona Mítica




Creme de pentear Garnier Ultra Suave
Nutrição Intensa - óleo de abacate e manteiga de karité
Cabelos secos ou encaracolados


5- Corte - O corte é muiiiito importante para remover aquele volume que provoca o embaraço do cabelo. O ideal para este tipo de cabelos é um escadeado, cuja frequência de corte não seja superior a 6 meses. Não cortar muito além das pontas porque o cabelo tende a "encolher" quando encaracola.

6- Tratamento - O tratamento deste tipo de cabelo requer uma especial atenção nas pontas secas. A falta de brilho do cabelo, ao contrário do liso, deve-se sobretudo às pontas secas e à falta de hidratação destas. O ideal é utilizar um óleo e/ou um sérum para pontas secas, preferencialmente todos os dias, com o cabelo seco ou húmido.



Óleo seco Repara e Protege com 
vitamina E Pantene 
Sérum intensivo Repara e Protege Pantene



Spray condicionador com 8 óleos nutritivos para pontas espigadas
(com queratina) Shwarzkopf Gliss


7- Secagem - Evitar ao máximo secar o cabelo com secador no Verão. No Inverno também se deveria evitar, mas devido a circuntâncias climáticas e para evitar resfriados, o ideal é proteger o cabelo quando temos de o fazer. Como? Utilizando um protetor de calor para o cabelo, quer seja quando utilizamos o secador, quer seja quando utilizamos a prancha de alisar/modelador.


                              
Spray protetor de calor SYOSS                                       Spray HairX Winter Care Cuidado de Inverno 
Anti estático Oriflame


8- Mimar e moldar - O jeito como é colocado determinado produto também tem muito que se lhe diga. Eu antes aplicava os produtos no cabelo "à bruta" e o cabelo ficava crespo e frisado. Hoje em dia, espalho qualquer produto de forma suave, com o auxílio da ponta dos dedos e vou moldando-o com a forma que eu quero, ou seja, depois de aplicar um sérum ou até mesmo o gel (normalmente apenas o faço nas pontas e em ocasiões que realmente o requerem) vou separando o cabelo por madeixas e vou enrolando o cabelo com o dedo, desde a raíz até às pontas - insistindo sempre nas pontas, claro! -

9 - Espuma para modelar, laca para fixar, gel para modelar e fixar - No final optar por usar uma espuma indicada para cabelos encaracolados e com uma fixação forte ou muito forte. É preferível a espuma ao gel, uma vez que o gel seca muito o cabelo, mas por vezes é necessário para ajudar a assentar aqueles cabelinhos teimosos que ficam em pé quase todo o dia. Também a laca ou a cera ajudam, mas eu prefiro evitá-las.

Espuma para caracóis Essentya, Pingo Doce


Gel Max Hold Mega Fixação 
SYOSS


Cera L'Oreal Studio Out of Bed



Laca Nivea Diamond Gloss


Acrescentei a laca e a cera para os interessados. Apesar de usar estes 2 produtos muito pouco, ainda vou usando a laca para ajudar a fixar algum penteado ou um caracolito solto. Já a cera usei na altura em que tinha o cabelo mais crespo e mais volumoso e aplicava sobretudo nas pontas para diminuir o volume e o frisado.

10 - Não retirar o amaciador ou a máscara na sua totalidade - Enxaguar bem, mas não totalmente, de forma a deixar o cabelo com uma ligeira textura de produto para pentear mais facilmente.


Todos os produtos que selecionei foram alguns que já utilizei ou que utilizo atualmente, pelo que garanto bons resultados com quaisquer um destes.

O cabelo encaracolado afinal não é assim uma dor de cabeça tão grande como nós pensamos. Só requer apenas um cuidado redobrado e dar-lhe a merecida atenção.
Não me recordo assim de momento de mais nenhum conselho mas se entretanto me ocorrer algum, será uma boa sugestão para um post, quiçá até mesmo para quem tenha cabelo liso e tenha em mente encaracolá-lo.

By the way, teremos para breve uma boa máscara caseira ;) Uma máscara bastante versátil e que será útil sobretudo aos "caracolinhos" mas também para os restantes tipos de cabelo (e não só!). É surpresa!

Espero que tenham gostado de as sugestões e se souberem mais dicas - até truques caseiros - , agradeço a partilha! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário