Já se passou imenso tempo desde os últimos posts... Não que a vontade de escrever seja pouca, isso não. Só não tenho tido muita vontade para divulgar aquilo que escrevo ou "fazer-me aparecer". Tenho estado assim, apenas com vontade de estar uma boa temporada no meu cantinho, a tentar não me preocupar com aquilo que habitualmente me preocupa...
Entretanto já se passou o Verão, o final do Verão, o regresso às aulas, a entrada no Outono, o Halloween (diga-se de passagem que é uma das minhas épocas preferidas do Ano) e agora... agora vem o S.Martinho!
E quando nos lembramos do S.Martinho lembramo-nos do quê? Basicamente gastronomia e tudo o que a rodeia é o que me vem à memória quando se fala nesta época. Castanhas, a bela da jeropiga, a abóbora, doces e geleias tão saborosas fazem parte de menús de degustação de muitas famílias neste dia. Tudo o que seja à base de cogumelos e semelhantes também estão incluídos.
Outra coisa que me lembro e que me transmite uma certa nostalgia é o cheiro das ruas de Lisboa, invadidas por inúmeras experiências olfactativas em que a castanha é, sem sombra de dúvida, a raínha. Para ser sincera, agrada-me muito mais a ideia de comprar 1 kilito de castanhas e fazer a festa por casa, mas aquele cheirinho das ruas de Lisboa têm muito que se lhe diga.
Sem comentários:
Enviar um comentário