Ingredientes:
- Abóbora butternut1/2
- Cebola 1
- Dentes de alho 2
- Curgete 1
- Batata média 1
- Azeite 3 colheres de sopa
- Água q.b. (suficiente para a sopa ficar cremosa)
- Sal e pimenta q.b.
- Amêndoas laminadasq.b.
Preparação:
Lave e descasque a abóbora, elimine as sementes, corte-a aos quadrados e deite-a numa panela. Acrescente a cebola cortada aos quadrados, os dentes de alho esmagados, sem a casca, e a curgete descascada e cortada aos quadrados. Regue com o azeite e deixe cozinhar, em lume médio, até os legumes amolecerem.
Mexa e tempere com um pouco de sal e pimenta. Adicione a água que deve estar quente, até cobrir os legumes. Adicione a batata, descascada e cortada aos quadrados e deixe ferver. Baixe o lume e deixe cozinhar, cerca de 30 minutos, até os legumes estarem macios.
Com a varinha mágica, reduza a sopa a puré, retifique os temperos e sirva salpicada com amêndoas laminadas.
Caril de legumes
Ingredientes:
- Brócolos 1 ramo
- Curgete 1/2
- Beringela 1/2
- Grão-de-bico 1/2 frasco
- Polpa de Tomate 2 colher de sopa
- Natas de Soja ou leite de côco 4 colher de sopa
- Sal q.b. -
- Alho em Pó 1 colher de chá
- Pimentão-doce (paprica) 1 colher de café
- Gengibre em Pó q.b. -
- Coentros picadosq.b. -
- Caril 1 colher de sopa
- Azeite q.b.
Preparação:
Separe os ramos dos brócolos. Corte os talos em pedacinhos e guarde as flores. Corte a curgete e a beringela aos pedaços.
Numa panela, aqueça um fio de azeite, junte os talos dos brócolos e os pedaços de beringela e curgete. Salteie, mexendo de vez em quando para não agarrar, até os legumes ganharem uma ligeira cor dourada. Junte água até cobrir os vegetais e a polpa de tomate. Tempere com sal e deixe cozinhar tapado.
Quando os legumes ficarem tenros (15 minutos depois), junte as flores dos brócolos e o grão e deixe cozinhar tapado durante 10 minutos. Quando estiver quase pronto, junte o alho em pó, o pimentão-doce, o caril, as natas e os coentros. Envolver com cuidado, para não esmagar os legumes.
Tapar e desligar o lume. Esperar 5 minutos e está pronto a comer.
Sugestão: Servir com arroz basmati!
Cogumelos recheados com alheira e espinafres:
- Cogumelos para assar e rechear 6 grandes
- Alheira 1 grande
- Cebola 1 grande
- Espinafres frescos125 g
- Queijo mozarela ralado 100 g
- Sal 1 pitada
- Pimenta 1 pitada
- Azeite 0,5 dl
Preparação:
1. Lave ou limpe os cogumelos para lhes retirar a terra. Cuidadosamente, para não os partir, retire-lhes os pés. Pré-aqueça o forno a 180º C. Coloque os chapéus dos cogumelos num tabuleiro (com a abertura para rechear virada para baixo para escorrer o líquido que se forma) e tempere-os com um pouco de sal, pimenta e um fio de azeite.
2. Leve os cogumelos ao forno pré-aquecido a 180º C durante 15 a 20 minutos enquanto prepara o recheio. Entretanto pique a cebola finamente assim como os pés dos cogumelos.
3. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola picada deixando refogar. Junte depois os pés dos cogumelos picados e deixe cozinhar cerca de cinco minutos.
4. Retire a pele à alheira e corte-a em pedaços. Acrescente à mistura de cogumelos e mexa bem de modo a formar uma espécie de pasta. Retifique de sal e pimenta. Acrescente os espinafres e vá mexendo até que estes murchem. Retire do lume e reserve.
5. Retire os cogumelos do forno e vire-os no tabuleiro. Recheie cada cogumelo com a mistura de alheira e espinafres de modo a que fique bem recheado e cubra com um pouco de queijo ralado.
6. Leve os cogumelos novamente ao forno, de modo a que acabem de cozinhar e que o queijo derreta e fique dourado. Sirva os cogumelos ainda quentes com uma salada de espinafres baby temperada com uma vinagreta simples.
Estas receitas foram retiradas do http://lifestyle.sapo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário