Nestes últimos dias tem-se lido bastante a palavra "hygge" (pronuncia-se hu-ga) que deriva do dinamarquês e, tal como a palavra "saudade" não tem tradução exata. Podemos, porquanto, traduzi-la como uma espécie de aconchego, mas num estilo de filosofia de vida, uma espécie de "carpe diem" do jeito dinamarquês.Diz-se que os dinamarqueses são o povo mais feliz (no mundo ocidental, claro) e tudo derivado ao seu estilo de vida e à sua Educação. A Educação na Dinamarca é, de facto, invejável!
Existem algumas controvérsias em relação ao estilo de vida dinamarquês porque muitas pessoas julgam-nos um povo "frio" e pouco sociável, mas nem isso lhes tira o título dos mais felizes. Tudo graças ao hygge...
Mas afinal o que é o hygge?Fala-se de aconchego/conforto mas o hygge é muio mais que isso. É um estilo de vida baseado nas sensações e no convívio com os amigos, família, vizinhos... Aproveitar a vida sem preocupações e sem sentimento de culpa é uma das ideologias do hygge.
Beber um chá, saboreando-o e disfrutando do calor da lareira e partilhar as mantas suaves com aqueles que nos são especiais faz parte também desta forma de viver. Um jantar à luz das velas ou tempo para ler um livro ou até mesmo o escutar da chuva a cair ou da lenha a crepitar na lareira também é hygge.
Resumindo, seremos felizes e estaremos a entrar nesta filosofia hygge se aproveitarmos melhor a nossa vida e o nosso tempo, dando conforto e - novamente - tempo a nós próprios, desfrutando cada momento com aqueles que nos são mais próximos e saboreando o calor do nosso lar.
![]() |
| Livro "Hygge - O segredo dinamarquês para ser feliz", 15,99€ aqui |




Sem comentários:
Enviar um comentário