sábado, 14 de janeiro de 2017

De volta... à jardinagem!

Tal como tinha prometido, um dos temas que iria ser abordado por aqui era mesmo este: Jardinagem!
Não posso dizer que sou entendida na matéria, longe disso! Mas gosto bastante de meter as mãos na terra e semear algumas coisas.
Recentemente dei por mim enfiada no Ikea (que novidade!), que é só assim dos meus sítios preferidos, a aproveitar os saldos e as maravilhosas promoções. Nada de extravagante, garanto! Apenas individuais, sementes e tudo o resto são apenas extras.

Eis então as ditas sementes e o resultado. Ainda é só o primeiro dia, pelo que não podemos ver ainda o que dali vai sair, como é óbvio.

Sementes de salsa, agrião, majericão, mizuna, amaranto e mostarda, respetivamente.

Utilizei uma caixa de ovos para semear as sementes porque o cartão é biodegradável.
Identifiquei as sementes na caixa dos ovos mas vou fazer bandeiras com placas de identificação com palitos e papel para saber mais facilmente só de olhar para elas.

Pensei em sustentabilidade e decidi utilizar uma caixa de ovos mas esqueci-me que a tinta da caixa pode não ser biológica e afetar o desenvolvimento das plantas. Esperemos bem que não...

https://hortajovemnaescola.wordpress.com/
De todos os modos, decidi aproveitar recursos e a única coisa que tive de fazer foi uns furinhos na parte de baixo da caixa de cartão. Deste modo, poder-se-á recortar cada divisão e plantá-la no vaso adequado que a natureza encarrega-se de "absorver" o cartão pelos seus próprios meios. 

Em seguida acrescentei terra (esta terra não é a mais adequada por ser muito seca e cheia de "cascalho" mas era o que havia cá por casa), as sementes, uma pinguinha de água suficiente apenas para cobrir a terra e mais um bocadinho de terra por cima. Por último, calquei ligeiramente a terra e coloquei a dita cuja a apanhar banhos de sol.

Para quem não saiba, o momento ideal para regar as plantas é sempre de manhã ou de noite, sempre quando haja menos sol, tal como o semear. É também preferível ter um regador pequeno ou um borrifador para borrifar apenas um pouco a terra com água suficiente para a cobrir e não a inundar.

Dentro de 3 dias, mais ou menos, deve começar o processo de germinação. Até lá, vou ansiando por ver o primeiro o broto a surgir...

Sem comentários:

Enviar um comentário