quarta-feira, 8 de novembro de 2017

10 usos para o óleo de côco - beleza e estética

Engane-se quem julga que o óleo de côco apenas serve para cozinhar! Este óleo é um verdadeiro aliado em relação a beleza e estética.


Enquanto que na cozinha, o seu consumo desempenha um papel muito importante:

  • Na redução dos níveis de colesterol (aumenta o colesterol "bom"); 
  • No combate a infeções; 
  • A melhorar a função cerebral;
  • Por ser uma gordura saturada não perde as suas propriedades, mesmo cozinhado em temperaturas elevadas; 
  • A melhorar a saúde bucal (antibacteriano);
  • A reduzir e a queimar gorduras;
  • A reduzir o apetite;
  • Anti-inflamatório;
  • A minimizar os efeitos da osteoporose;
  • A amenizar cicatrizes (...)

Em termos estéticos podemos também utilizá-lo para os mais variados fins. O óleo de côco pode ser aplicado da cabeça aos pés, como veremos a seguir:

  1. Cabelo - Aplicar no cabelo como máscara antes de dormir. Dá brilho ao cabelo e é ótimo para cabelos encaracolados.
  2. Sobrancelhas - Sim, para criar algum destaque nas sobrancelhas e para hidratar.
  3. Dentes - Lavar os dentes com óleo de côco tem bastantes benefícios: elimina bactérias, reduz o mau hálito, limpa e branqueia os dentes, combate gengivites e outras infeções...
  4. Lábios - Pode ser aplicado como bálsamo para lábios, pois ajuda a hidratar, mesmo em lábios secos;
  5. Rosto - Pode ser utilizado como máscara para a pele do rosto ou mesmo no resto do corpo
  6. Ativador de bronzeado - Sobretudo quando se mistura com 4 cenouras esmagadas no liquidificador, como já vimos aqui;
  7. Esfoliante - Adicionando açúcar obtemos um bom esfoliante para rosto e corpo.
  8. Unhas - Ajuda a hidratar as cutículas, pelo que desempenha também um papel muito importante no seu crescimento saudável.
  9. Desmaquilhante - Remove a maquilhagem de forma fácil e eficaz, sem necessidade de exercer pressao. Ajuda também a hidratar a pele ao redor dos olhos, que é mais sensível.
  10. Antifúngico - É verdade! Este óleo milagroso tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, pelo que pode ser aplicado nos pés não só para hidratar a pele seca e calosidades, como também elimina o risco de contrair fungos e bactérias.
Estes são só alguns exemplos de como pode este óleo trazer benefícios para a saúde e para a beleza. Para além destes existem outros usos que lhe podemos dar. Eu costumo aplicar no cabelo e nos dentes mas daqui para a frente terei todo o gosto de lhe dar mais uso para além da culinária! :)

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Sopas para a semana

Preparar sopas para a semana é sempre uma mais-valia, sobretudo para quem trabalha até mais tarde e não tem tempo para preparar grandes refeições.
Sou grande apologista de planear refeições ao longo da semana pois torna-se mais fácil de nos organizarmos até mesmo nas compras.

Desisti de fazer compras para o mês, excepto quando precisamos meeeesmo de certos produtos de higiene pessoal e/ou limpeza e também rações para a bicharada cá de casa. Aí optamos por comprar mensalmente aquilo que realmente faz falta, agora com comida, sinto que me organizo melhor até nos gastos quando o faço à semana. (Falarei sobre isto posteriormente).

Voltando às sopas, há quem não disponha de muito tempo livre disponível para cozinhar, como eu. Em dias de trabalho chego a casa entre as 21h30 e as 22h00 e tudo o que menos me apetece é cozinhar e comer refeições muito elaboradas. Para isso existem as nossas amigas sopas e mais uns quantos snacks/sandes que combinam muito bem e não nos deixam ficar nada mal.


Sopa de cenoura e abóbora

Ingredientes:

- 4 cenouras; 
- 400 gr de abóbora;
- 2 batatas;
- 1 cebola;
- 1 alho francês;
- 1 dente de alho;
- 1l de água aprox.
- Sal qb;
- Pimenta qb;
- Azeite;
- Croutons (opcional)
- Manjericão (opcional)

Preparação:

- Cozer todos os legumes, previamente lavados e cortados, em lume brando, num litro de água aproximadamente. Aproximado porque pode-se acrescentar mais ou menos água, de acordo com a cosistência pretendida.
- Triturar tudo com a varinha mágica.
- Acrescentar os temperos que forem necessários e a gosto.
- Adicionar um fio de azeite no final.
- Decorar a gosto, com croutons e manjericão (opcional).


Sopa de feijão branco com juliana de legumes

Ingredientes:

- 80 g de margarina líquida;
- 100 gr de cebola picada;
- 2 a 4 batatas médias;
- 1 nabo;
- 400 gr de legumes para juliana;
- água;
- 1 lata de feijão branco;
- 400 gr de abóbora limpa;
- 1 cubo de caldo de legumes (opcional)

Preparação:

- Juntar numa panela a margarina, a cebola picada, o nabo e as batatas, pelados e cortados.
- Tapar e cozinhar em lume muito brando;
- Cortar a abóbora em pequenos pedaços e juntar ao resto dos legumes. Acrescentar 1 caldo Knorr ou, se preferir, utilizar outro tipo de condimentos a gosto.
- Mexer e deixar cozinhar sobre lume brando até ps legumes ficarem macios;
- Cobrir os legumes com água a ferver e triturar tudo com a varinha mágica;
- Adicionar o feijão branco e introduzir a juliana de legumes assim que o caldo retome a fervura;
- Mexer e deixar ferver até os legumes ficarem tenros;
- Retificar os temperos e a quantidade de água, se necessário.


Sugestões para acompanhar com as sopas: 

- Sandes de presunto com queijo mozzarela (ou de cabra) e tomate cherry;
- Panados de peixe com batata doce frita;
- Salada de polvo com ovinhos de codorniz;
- Crepes de frango com espinafres e cogumelos;
- Sandes de ovo cozido com atum, delícias e mayonnaise;











As imagens são meramente ilustrativas.



terça-feira, 31 de outubro de 2017

Borbotos? Nunca mais!

Se é daquelas pessoas que se sente farta dos borbotos chatos que aparecem na roupa, não desespere: encontrei a solução ideal.
Sempre pensei que para retirar os borbotos da roupa tivesse que comprar um tira-borbotos daqueles que se estão sempre a avariar, como os que tive. Mas afinal estava errada.
Afinal uma gilete resulta que nem ginjas! Quem disse que as giletes servem apenas para tirar os pêlos, engana-se! Graças a este truque consegui "ressuscitar" a minha camisa favorita: a dos unicórnios. :)


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Prateleiras práticas para organizar a casa

Este ano já passei por duas mudanças de casa. Apenas uma delas foi minha mas ainda assim, por ter ajudado noutra, senti que a minha próxima casa terá menos móveis e mais prateleiras, seja na cozinha, no quarto ou na casa-de-banho (aqui ainda tenho de pensar duas vezes).

A cozinha, regra geral, já tem armários mas mesmo assim desde que há uns bons anos me tornei fã incondicional do IKEA, ver a cozinha com prateleiras e com tudo de fácil acesso parece-me ser o ideal.

As salas são compostas por sofás, mesas e armários, dos mais variados. Na minha opinião, seria bem mais fácil montar e desmontar uma prateleira sempre que mudamos de casa em vez de desmontar móveis grandes e encaixotar e embrulhar tudo muito bem.

Por esta razão e por outras começo a pensar nesta hipótese de dar uma boa oportunidade às minhas amigas prateleiras.
~













As caixas de fruta também são excelentes organizadores







quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Como aproveitar a varanda

Existem vários tipos de varandas - umas grandes, outras pequenas, umas fechadas, outras abertas... mas uma coisa têm em comum: são espaços que podem ser aproveitados para as mais diversas finalidades e por vezes de forma até bastante criativa!

Na minha varanda existe uma mesa que abre e fecha conforme a necessidade. Em dias de calor mantém-se aberta para poder comer e trabalhar no computador ou a fazer trabalhos manuais, nos dias mais frios e chuvosos em que não há forma de estender a roupa no exterior tenho mesmo que montar tenda, que é como quem diz o estendal de pé.

Nos últimos tempos tenho sentido necessidade de decorar a marquise (sim, porque é fechada) com os mais variados objetos: seja com velas ou candelabros, ou com flores e plantas falsas, toalhas e corre-mesas coloridos ou até mesmo com garrafas pintadas por mim. Tenho ervinhas aromáticas a nascer que também serão de bom proveito quando crescerem.

Vejam adiante outro tipo de ideias e utilizações para as vossas varandas e/ou marquises:










quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Conversas de café #2 "Autárquicas"

Esta é mesmo a conversa ideal para se ter na esplanada do café. Estes dias pós-eleições têm tido direito a páginas de jornal completas e muitos outros tipos de propagandas, exaltações e as mais diversas reações por parte dos eleitores.

Não venho para aqui falar de política porque mesmo que quisesse, penso que o cartaz eleitoral apenas diz respeito a uma imagem a manter mais do que outra coisa. Devia existir mais do que apenas "o cartaz" e uma maior sensibilização da população em relação aos seus direitos e deveres e até mesmo campanhas que acompanhem o quotidiano do povo.

Por outras palavras, quero dizer que mais do que fazer propaganda é importante envolver a comunidade de uma forma muito mais cativante e entusiasmante na vida política pois somos igualmente cidadãos que fazem parte desta(s) autarquia(s).

Outra coisa que quero aqui dizer e que muito me desilude é em relação à falta de avisos e/ou alertas nas mais variadas tecnologias quando estas são respeitantes à nossa "obrigação cívica", isto é, se certa pessoa efetua uma alteração de morada, esta fica com efeito a partir do momento indicado. O mesmo não acontece nos cadernos eleitorais. Se alguém alterar a sua morada, para todos os efeitos, continua "preso" à sua velha autarquia pois a alteração de morada aqui leva no mínimo 3 meses para ser considerada efetiva.


Explicando isto por miúdos, foi o que me aconteceu no passado domingo, 1º de outubro.
Alterei a minha morada há coisa de 2 meses e pouco. Nunca pensei que pudesse ficar "interdita" de votar na minha área de residência atual pois só no momento em que fui votar é que me informaram que se no site eu continuava com a antiga morada teria de votar nessa autarquia.

1º Teria que me deslocar ao Norte do país para votar;
2º Teria que votar para alguém/algo que já não me diz nada;
3º É no mínimo ridículo não existirem meios alternativos para este tipo de situação.
4º Se eu estou numa cidade porque raio hei-de votar no fulano de outra cidade só porque morei lá em tempos?

Muita gente pode achar que eu não tenho razão, que eu como boa e exemplar cidadã deveria ter uns dias antes talvez verificado essa situação mas o que é certo é que foi o que fiz mas pelos vistos não no lugar correto. Todo o site e mais algum em que estou registada como cidadã portuguesa, verifiquei que a morada estava devidamente atualizada. Não me lembrei de ver o mais verdadeiro que seria o Portal do Eleitor mas de todos os modos continuo com a mesma dúvida: Apanhar um comboio para me deslocar ao Norte do país e votar mas para quê? Não é que eu não queira ver a diferença naquele local, bem pelo contrário, mas se moro e irei morar aqui nos próximos tempos é aqui que quero ver a diferença!

PS: (Não, não me refiro ao Partido Socialista) Para quando uma forma mais prática de votar que não interfira na mobilidade geográfica? (Por ex: pela internet ou até noutra junta de freguesia )

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Esfoliante caseiro

Para além da receita do bronzeador caseiro à base de cenoura e óleo de côco, existem também muito boas receitas de esfoliantes caseiros que dão à pele um brilho de Verão super natural. Para além disso, funcionam também como um bom complemento do bronzeador porque os dois em conjunto reforçam ainda mais o bronzeado.

Este aqui é de abóbora, que também é rica em betacaroteno, tal como a cenoura, o que confere não só uma cor morena e natural, como também serve como um ótimo hidratante.

~~ Ingredientes ~~

1 chávena de abóbora cozida
1/4 de chávena de mel
1 chávena de bicarbonato de sódio

~~ Modo de preparação ~~

Cozer a abóbora em água. Escorrer e deixar arrefecer;

Misturar bem todos os ingredientes numa taça.

sábado, 29 de julho de 2017

Bronzeador caseiro #1

Estamos no Verão e Verão é sinónimo de pele morena e bronzeada. Devemos ter os devidos cuidados com o sol, protegendo-nos sempre com protetor solar mas podemos também reforçar o bronze com um bronzeador caseiro.

Como já se sabe, a cenoura é um ativador natural do bronzeado por conter betacarotenos que é um carotenóide antioxidante. Também o óleo de côco é um potenciador do bronzeado e por isso, se juntarmos o útil ao agradável, obtemos assim um excelente óleo bronzeador.

Juntar 4 colheres de sopa de óleo de côco a 4 cenouras esmagadas no liquidificador/centrifugadora e colocar num recipiente apropriado para conservar. Aplicar diretamente ou acrescentar à mistura protetor solar.

Este óleo é apenas uma sugestão de bronzeador natural e não dispensa a utilização de protetor solar, que poderá ser aplicado antes do óleo ou até mesmo misturado.


Resultado de imagem para cenoura oleo de coco


Imagem relacionada

sexta-feira, 28 de julho de 2017

O essencial... no nécessaire

É comum dizer-se que as malas de mulher são "um bicho de sete cabeças". E não é para menos... São-nos precisas tantas coisas que abarrotam logo todo o espaço da mala, o que torna tão comum este tema.

Para isto não acontecer é importante arrumarmos e organizarmos a nossa mala frequentemente e para isso é importante existir um nécessaire com tudo aquilo que importa.

Vejamos então as 15 coisas que nos fazem tanta falta no nosso nécessaire:

1-Mini-escova de cabelo

Resultado de imagem para mini escova cabelo

2- Spray com água

Resultado de imagem para spray com agua

3- Mini gel para cabelo

Resultado de imagem para amostra gel cabelo

4- Desodorizante

Resultado de imagem para nivea stress

5- Kit com pinça, lima e acessórios de unhas

Imagem relacionada

6- Gillette

Resultado de imagem para gilete

7- protetor solar para rosto

Resultado de imagem para protetor solar rosto

8- escova de dentes + pasta

Resultado de imagem para kit escova e pasta de dentes

9- toalhitas

Imagem relacionada

10- protetor solar

Resultado de imagem para protetor solar

11- caixinha com pensos/ tampões

Resultado de imagem para evax estuche Resultado de imagem para evax caixa

12- toalhitas íntimas



13- uma muda de roupa interior

Resultado de imagem para cuecas mulher

14- um kit SOS primeiros socorros com caixinha de comprimidos de paracetamol (ben-u-ron) e/ou Brufen (ibuprofeno), soro fisiológico, pensos rápidos, pomadas como bepanthene/mitosyl/halibut e Fenistil.

Resultado de imagem para ben u ron  Resultado de imagem para brufen Resultado de imagem para soro fisiologico
Resultado de imagem para pensos Resultado de imagem para fenistil

15- bolsa de maquilhagem com as maquilhagens que cada pessoa considere mais convenientes;

Imagem relacionada