quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Conversas de café #2 "Autárquicas"

Esta é mesmo a conversa ideal para se ter na esplanada do café. Estes dias pós-eleições têm tido direito a páginas de jornal completas e muitos outros tipos de propagandas, exaltações e as mais diversas reações por parte dos eleitores.

Não venho para aqui falar de política porque mesmo que quisesse, penso que o cartaz eleitoral apenas diz respeito a uma imagem a manter mais do que outra coisa. Devia existir mais do que apenas "o cartaz" e uma maior sensibilização da população em relação aos seus direitos e deveres e até mesmo campanhas que acompanhem o quotidiano do povo.

Por outras palavras, quero dizer que mais do que fazer propaganda é importante envolver a comunidade de uma forma muito mais cativante e entusiasmante na vida política pois somos igualmente cidadãos que fazem parte desta(s) autarquia(s).

Outra coisa que quero aqui dizer e que muito me desilude é em relação à falta de avisos e/ou alertas nas mais variadas tecnologias quando estas são respeitantes à nossa "obrigação cívica", isto é, se certa pessoa efetua uma alteração de morada, esta fica com efeito a partir do momento indicado. O mesmo não acontece nos cadernos eleitorais. Se alguém alterar a sua morada, para todos os efeitos, continua "preso" à sua velha autarquia pois a alteração de morada aqui leva no mínimo 3 meses para ser considerada efetiva.


Explicando isto por miúdos, foi o que me aconteceu no passado domingo, 1º de outubro.
Alterei a minha morada há coisa de 2 meses e pouco. Nunca pensei que pudesse ficar "interdita" de votar na minha área de residência atual pois só no momento em que fui votar é que me informaram que se no site eu continuava com a antiga morada teria de votar nessa autarquia.

1º Teria que me deslocar ao Norte do país para votar;
2º Teria que votar para alguém/algo que já não me diz nada;
3º É no mínimo ridículo não existirem meios alternativos para este tipo de situação.
4º Se eu estou numa cidade porque raio hei-de votar no fulano de outra cidade só porque morei lá em tempos?

Muita gente pode achar que eu não tenho razão, que eu como boa e exemplar cidadã deveria ter uns dias antes talvez verificado essa situação mas o que é certo é que foi o que fiz mas pelos vistos não no lugar correto. Todo o site e mais algum em que estou registada como cidadã portuguesa, verifiquei que a morada estava devidamente atualizada. Não me lembrei de ver o mais verdadeiro que seria o Portal do Eleitor mas de todos os modos continuo com a mesma dúvida: Apanhar um comboio para me deslocar ao Norte do país e votar mas para quê? Não é que eu não queira ver a diferença naquele local, bem pelo contrário, mas se moro e irei morar aqui nos próximos tempos é aqui que quero ver a diferença!

PS: (Não, não me refiro ao Partido Socialista) Para quando uma forma mais prática de votar que não interfira na mobilidade geográfica? (Por ex: pela internet ou até noutra junta de freguesia )

Sem comentários:

Enviar um comentário