quinta-feira, 12 de maio de 2016

Básicos de maquilhagem: tipos de sombra

Com muita pena minha, não tenho dedicado o devido tempo ao blog. E por isso, cá estou eu mais uma vez, na esperança de dar continuidade a este tão adorado e tão esquecido hobbie.
Hoje venho explicar as diferenças entre as várias sombras, a forma como se aplica cada uma e qual o contexto a que cada uma se aplica melhor.

Julgo que este seja um tema interessante no mundo da maquilhagem, uma vez que nos deparamos muitas vezes com imensa informação sobre sombra x ou y mas pouco sabemos sobre os básicos de maquilhagem. Vamos então seguir adiante com os tipos de sombra.



Sombra em pó- Aplica-se com um pincel apropriado para sombra, de forma a poder difundir o pó uniformemente. Tem uma textura leve e suave mas pode, no entanto, causar algum desconforto nos olhos, porque o pó pode entrar. Para evitar este desconforto pode-se utilizar um lenço facial por baixo, junto às pálpebras inferiores.
Glam Pink; Sparkling Violet, FM Cosmetics


Sombra compacta- Este tipo de sombra funciona da mesma forma que a sombra em pó, mas tem algumas vantagens sobre esta: Não se espalha tanto como o pó solto (logo não se corre o risco de cair para os olhos), boa fixação, textura e acabamento aveludados, aspeto mais natural e menos intenso e não borra! Aplica-se com um aplicador próprio com pontas em esponja ou com um pincel apropriado para sombra. Há quem aplique com os dedos, mas não aconselho muito.


A palete de sombras compactas que apresento é a Naked, da Urban Decay. Estas são as minhas sombras de sonho e devem perceber porquê. A pigmentação é fantástica e o acabamento é ainda mais fantástico!


Sombra em creme ou mousse- Aqui distingo-as em duas categorias porque apesar de serem semelhantes, têm uma ligeira diferença não só na textura, mas também no acabamento.

Sombra creme- De aspeto cremoso- lógico- estas sombras têm o dom de dar um ar luminoso ao olhar e de realçá-lo.
Dependendo dos tons e das marcas, mas muitas tendem a ser mais "brilhantes".

Na imagem de baixo mostro 4 sombras creme da Mary Kay. Glacier Grey, Beach Blond, Apricot Twist, Pale Blush são as 4 sombras creme lindas da Mary Kay. 
Eu costumo usar umas da Guylond que até gosto bastante mas são muito brilhantes. Estas parecem-me ser matte, que são ideais para usar durante o dia.



Glacier Grey, Beach Blond, Apricot Twist, Pale Blush


Sombra mousse- Estas sombras têm uma textura para além do cremosa, são mesmo mousse. À semelhança das sombras creme, aplicam-se da mesma forma: Com um pincel próprio ou com os dedos, para quem preferir.
A sua textura mousse permite uma melhor aplicação, sobretudo com os dedos pois "desliza" melhor. .
Maybelline Dream Mousse


Sombra líquida- Idêntica à sombra creme mas com diferente aplicação. Existem delas com aplicadores em esponja ou pincéis incorporados e em tubo. Ambas podem ser aplicadas com pincel ou com aplicador mas apenas as primeiras trazem o dito acessório na própria tampa.

Apesar de serem semelhantes às duas sombras anteriores, as de tubo têm uma particularidade: conseguem ser as mais líquidas, logo mais fáceis de espalhar. Mesmo as de aplicador têm uma textura mais aveludada, mais cremosa.

Usam-se perfeitamente em qualquer altura do dia, se não forem daquelas metalizadas e brilhantes, preferíveis para usar à noite ou em alguma saída.


Sombras líquidas de tubo Colortrend, da Avon.




Sombra líquida coleurs, da Yves Rocher


Sombra em stick- Mais uma vez a história repete-se: A sombra em stick tem um resultado muito idêntico às sombras creme, mousse e às líquidas por parecer que têm algum tipo de finalizante e por realçarem mais o brilho e a cor (ao contrário das sombras compactas e em pó que, para obter esse efeito, precisam de um à parte).

Estas assemelham-se a um lápis e aplica-se como tal. Basta "pintar" as pálpebras com a ponta do stick. Se o stick for mais cremoso, deslizará de forma suave, ao contrário do lápis, como veremos adiante.

Esta sombra é bem mais prática e perfeita para quando estamos com pressa ou quando pretendemos apenas retocar ou realçar a maquilhagem porque basta desenhar o contorno da pálpebra e pintá-lo.

Na minha opinião estas sombras são mais adequadas para utilizar em determinadas ocasiões ou eventos, uma vez que estas geralmente são muito brilhantes. No entanto quem gostar de usar sombras brilhantes e mais vistosas durante o dia, porque não? Eu pessoalmente atrevia-me a usar, até porque já o fiz.


Sombra em stick Kiko 


Sombra em lápis- Tal como referi anteriormente, esta sombra é semelhante ao stick e aplica-se da mesma forma.
A desvantagem é que se o lápis não for confortável ou não estiver bem afiado, pode magoar-nos um bocadinho. Mas isto sou só eu a dizer devido à minha má experiência com um lápis de sombra.




Sombra em lápis, nude, da Natura.


Sombra em pérolas- Aplicam-se com um pincel apropriado e também proporcionam um resultado brilhante, idêntico aos anteriores. Servem também como um bom finalizante para sombras em pó e compactas para realçar.
Nunca experimentei este tipo de sombra, mas recentemente dei por mim a rever catálogos antigos da Oriflame e fiquei curiosa com estas sombras que por lá encontrei. 


Sombras Giordani Gold, Oriflame
Crystal Sapphire; Somky Quartz; Earthy Agate

Imagem retirada de http://www.blogoribeleza.com/


Sombra roll-on- Esta é uma sombra em pó mas com aplicação em roll-on. Ao deslizar pelas pálpebras, o roll-on espalha a sombra e faz todo o serviço. Ideal para quando estamos com mais pressa, uma vez que a sua aplicação é fácil, rápida e precisa.


Sombras roll-on NYX


Sombra em adesivo- Para ser sincera não sei muito sobre estas sombras. Sei que são uma espécie de autocolante, em que a sombra já está presente e tudo o que temos de fazer é usá-las como decalque nas pálpebras superiores, friccionando ligeiramente com os dedos. Desta forma podemos ter uma grande variedade e combinação de cores sem ser necessário saber muito sobre sombras ou como aplicá-las.



Sombras em adesivo, Avon 



Sem comentários:

Enviar um comentário