quarta-feira, 10 de abril de 2019

Top 5: livros

Neste momento é-me um pouco difícil conseguir ler, mas no tempo que tenho disponível, tenho lido um bocadinho que seja, uma página ou outra.

Andei uma boa temporada a ler livros mais técnicos, sobre civilizações antigas, coisas históricas e esotéricas também mas voltei aos romances.

Agora ando a ler Isabel Allende "Para lá do Inverno", que adquiri por ser sócia do Círculo de Leitores e "O Perfume" de Patrick Süskind que, apesar de já ser mais antigo, não deixa de me surpreender. Até porque nunca vi o filme, o que torna a curiosidade maior :)

Comprei também "Sonata em Auschwitz" como prenda de anos para mim própria porque adorei a sinopse deste livro e tem muito bom feedback.

Quantos aos outros 2, são livros que ando curiosa há já algum tempo. Para além destes, tenho mais alguns em mente para os próximos tempos...

(...)



Isabel Allende "Para lá do Inverno": Uma história que retrata a América contemporânea e a realidade da emigração e geografia humana, em que 3 dos principais personagens vivenciam «o mais profundo inverno das suas vidas».

Lucía, chilena; Richard, professor universitário e Evelyn, imigrante ilegal guatemalteca, sobrevivem à terrível tempestade que decorre em Nova Iorque.

Com base na citação de Albert Camus que a autora utiliza no início do livro «No meio do inverno, aprendi por fim que havia em mim um verão invencível.» esta tempestade à qual os personagens sobrevivem, faz com que percebam que para lá do inverno há espaço para o amor e para o verão invencível que a vida nos oferece quando menos esperamos.
Aborda temas atuais que retratam a migração e outras questões inerentes a esta e também a crise moral dos E.U.A.




Patrick Süskind "O Perfume": Retrata plenamente o odor de uma França moribunda do século XVIII, onde são captados perfeitamente os ambientes bem como as mentalidades da época, cujo «protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista e essa arte (nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua) constitui para ele uma alquímica busca do Absoluto. 

O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. 

Jean-Baptiste Grenouille possui no entanto uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor.» (Bertrand)



(*)

Luize Valente "Sonata em Auschwitz": Este romance é sobre um bebé nascido nas barracas de Auschwitz-Birkenau, em 1944 e uma sonata composta por um oficial alemão, na mesma data, o que dá origem a duas histórias que, aparentemente não têm ligação, mas acabam por se cruzar e completam-se.

10 anos mais tarde, Amália, portuguesa com ascendência alemã, começa a desvendar o passado nazi da sua família, com base numa partitura que lhe foi revelada pela sua bisavó. 

Tendo como dúvida que que o seu avô, dado como morto antes do final da Segunda Guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro, leva Amália a atravessar o oceano e a conhecer um casal de judeus sobreviventes do Holocausto. 

A Ascensão do nazismo em Berlim, a saga dos judeus húngaros da Transilvânia, os mistérios ocorridos no campo de extermínio da Polónia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos à beira de um lago de Potsdam oferecem os trilhos que Amália percorrerá para montar o quebra-cabeças.




(*)

José Rodrigues dos Santos "Sinal de vida": A história anda ao redor de possível vida extraterreste, após ter sido captada uma estranha emissão de 1,42 megahertz provenientes do espaço. Esta frequência é detetada por um observatório astronómico, sendo que o governo americano e a ONU são de imediato informados.

Um objeto dirige-se à Terra.

A NASA prepara uma missão espacial internacional urgente para ir ao encontro deste objeto desconhecido. O maior criptanalista do mundo, Tomás Noronha, é recrutado para a equipa de astronautas.

Uma história que nos faz refletir sobre o Universo e o facto de podermos não estar sozinhos nesta imensa vastidão. Será possível não estarmos sozinhos? Que segredos nos guarda este imenso universo que nos rodeia?



Lisa Wingate "Antes de sermos vossos": Esta história de duas famílias é baseada em factos verídicos, com base na premissa da terrível injustiça que as mudou para sempre.

Avery Stafford, filha adorada de um senador americano, nasceu num mundo de riqueza e privilégio, tem a sua própria carreira como advogada e um noivo fantástico à espera em Baltimore, ou seja, tem tudo, não lhe falta nada

(*)
Quando regressa a casa para ajudar o pai que tem um problema de saúde, um encontro casual com uma idosa desconhecida, deixa Avery profundamente abalada. Quando decide descobrir mais sobre a vida da idosa May Crandall irá desvendar a história oculta de crianças roubadas e adoções ilegais. E cedo irá descobrir um segredo que pode levar à devastação... ou à redenção.

Este romance comovente é baseado num dos mais conhecidos escândalos da América — em que uma instituição de adoção vendeu crianças a famílias ricas — recorda-nos como, independentemente dos caminhos que tomamos levarem a muitos lugares, o coração nunca esquece onde pertencemos.


(*) imagens retiradas do site wook.pt






Sem comentários:

Enviar um comentário