terça-feira, 6 de junho de 2017

Conversas de café "lunetas de supermercado" #1

Ora bem, sabem aqueles óculos que vimos por aí à venda num qualquer supermercado ou numa loja chinesa? Pois bem, sou completamente contra a existência de tal coisa numa superfície comercial como qualquer uma dessas.

Que razões me levam a este comportamento de ódio? Talvez a maior seja mesmo a saúde e a segunda talvez seja o comodismo das pessoas face a esta nova realidade. 

Antigamente as pessoas viam-se obrigadas a ir única e exclusivamente a um optometrista/oftalmologista e as hipóteses eram muito poucas. Hoje em dia já existem milhentas fábricas de óculos que vendem óculos graduados a preços bastante acessíveis.


Por um lado, acho que não deveria haver problema em que as pessoas comprassem óculos no Pingo Doce ou no Bazar Xin Hon Xan, desde que o pudessem fazer com uma declaração de um médico oftalmologista com a devida graduação ajustada às necessidades individuais de cada pessoa. 

Na minha opinião, isto é um atentado à saúde pública pois muita gente vai preferir o mais barato e nem sempre é a melhor opção. Isto aliado ao comodismo a que se assiste hoje em grande escala tornam-se num prato que, para mim, é difícil de digerir. 

Sei muito bem, desde os 6 anos de idade, que a graduação da lente poderá diferir do olho esquerdo para o olho direito. As dioptrias poderão ter uma grande diferença entre o olho esquerdo e o direito e olhando para aqueles óculos que se vendem por aí, vejo que a graduação das lentes é a mesma para ambos os olhos e que cada vez mais existem graduações superiores para "corrigir" o astigmatismo. 

Observei também que pessoas com um nível de astigmatismo baixo, provavelmente terão de usar uma graduação superior a longo prazo, porque tal venda existe e os indivíduos são livres para escolher a graduação que lhes parece calhar bem. 
Estamos a falar de pessoas que, geralmente na casa dos cinquentas, tornam-se um alvo fácil para chegar a problemas de saúde como cataratas, que infelizmente chegam com a idade avançada. 

Deixo uma sugestão, vendam armações lindas e fantásticas, mas lentes sem prescrição não! Podem vender armações com um buraco no sítio das lentes ou com lentes arco-íris ou às bolinhas por exemplo mas graduação não prescrita por um especialista não: é um perigo para a saúde. 

Sem comentários:

Enviar um comentário